MBA em Gestão Internacional
El Centro de Estudios Económicos y Comerciales
Informação chave
Localização do campus
Madrid, Espanha
Línguas
Espanhol
Formato de estudo
No campus
Duração
12 Meses
Frequência
Meio período
Propinas
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Prazo de inscrição
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Data de início mais cedo
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bolsas de estudo
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Introdução
Com o objetivo de ocupar uma nova dimensão na oferta formativa pós-graduada, a Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP) e o ICEX España Exportación e Inversiones (através da ICEX-CECO Business School) programaram uma nova edição do Programa Oficial MBA em Internacional Management (ex-Mestrado em Gestão de Negócios Internacionais) , no âmbito do Programa de Bolsas ICEX.
A Espanha está em um acelerado processo de internacionalização, o que torna necessário que nossos jovens profissionais adquiram uma visão internacional de gestão e se familiarizem com as técnicas e ferramentas próprias, especialmente no campo da economia e dos negócios. A empresa moderna precisa implementar uma orientação global em sua cultura e gestão e não estabelecer limites geográficos nem para a comercialização de seus produtos e serviços, nem para a compra e fornecimento de seus insumos produtivos.
O sucesso empresarial depende em grande medida da capacidade dos gestores e executivos de gerir da forma mais eficiente possível, e em condições de interdependência económica global, os recursos que a empresa, as instituições e a sociedade em geral lhes põem à disposição. Isso requer profissionais capazes de enfrentar novos desafios e que saibam aproveitar as oportunidades de negócios oferecidas pela globalização.
objetivos
O MBA desenvolve conhecimentos e competências em áreas avançadas de gestão de negócios internacionais que permitirão aos alunos, uma vez formados, estar em condições de assumir responsabilidades no domínio da gestão e direção de empresas com vocação internacional.
Seus principais objetivos são:
- Formar profissionais capazes de liderar o processo de internacionalização das suas empresas e organizações (tanto privadas como públicas), desenhando, implementando e dirigindo o processo de abertura de novos mercados.
- Formar profissionais com amplo conhecimento dos ambientes em que a empresa atua, da conjuntura econômica internacional, do arcabouço institucional e das normas e acordos internacionais, além de proporcionar uma compreensão clara dos processos de interdependência econômica que regem os mercados e setores, e que afetam a definição e eficácia da política de negócios.
- Oferecer o complemento de formação profissional prática em países estrangeiros, de forma a obter uma vivência “in-situ” das oportunidades e problemas apresentados pelos diversos mercados internacionais e das reais necessidades das empresas que neles pretendam entrar.
metodologia
O MBA EM GESTÃO INTERNACIONAL é um programa de pós-graduação composto por 75 créditos a serem cursados em 12 meses (dois anos letivos). Os primeiros 60 créditos (que são leccionados e avaliados de Outubro a Junho: 36 semanas sem exceder o indicado no ponto 4 do artigo 4º do RD 1125/2003 relativo à duração dos cursos académicos) correspondem a disciplinas próprias de mestrado estruturadas em seis grandes “Módulos Académicos” e um “Projeto de Internacionalização Empresarial” realizados em grupo, supervisionados e com apresentação no final de Junho. Os restantes 15 créditos (que decorrem de julho a setembro) correspondem ao Projeto Final de Mestrado (TFM) que será realizado de forma individual, supervisionada e que será defendida publicamente em tribunal em setembro. Em hipótese alguma o TFM poderá ser submetido à avaliação judicial se o aluno não tiver aproveitamento em todas as disciplinas.
A continuação natural deste Mestrado é a participação de seus egressos no programa de Bolsas de Internacionalização do ICEX (entidade que integra a Comissão de Estudos do Programa). O processo de seleção para este programa de bolsas começa com a admissão neste Mestrado e estas bolsas são concedidas única e exclusivamente aos graduados deste Mestrado com os melhores resultados académicos. Assim, os graduados têm a possibilidade de realizar 45 créditos adicionais de estágio remunerado nos Escritórios Econômicos e Comerciais das embaixadas espanholas no exterior. A realização destas práticas remuneradas, que não fazem parte do Mestrado, será refletida no Suplemento Europeu ao Grau (como créditos extraordinários).
Sendo possível a realização deste Mestrado a tempo parcial, esta circunstância impediria os alunos de concorrer, em igualdade de condições, com os que o frequentam a tempo inteiro, caso solicitem os estágios remunerados do Programa de Bolsas de Internacionalização ICEX que se realizam após Concluir os estudos (é requisito essencial da Convocatória do Programa de Bolsas de Internacionalização do ICEX, ter obtido média de 5 pontos em 10 no Mestrado dos 75 créditos das disciplinas cursadas no período de outubro a setembro ).
conteúdo
Módulo I: Enquadramento económico internacional (6 ECTS)
Código
100884 Fundamentos de Economia (2 ECTS)
100885 Análise do país (2 ECTS)
100886 Setor estrangeiro espanhol e políticas da UE (2 ECTS)
Módulo II: Estratégia de negócios internacionais (6 ECTS)
Código
100887 Fundamentos da estratégia empresarial (3 ECTS)
100888 Estratégia avançada: casos de empresas internacionalizadas (3 ECTS)
Módulo III: Marketing e pesquisa de mercado (14 ECTS)
Código
100889 Pesquisa comercial (I) - Fontes de informação económica e comercial (On-line e presencial) (2 ECTS)
100890 Fundamentos de Marketing (2 ECTS)
100891 Estudos comerciais (II) - Estudos de mercado (3 ECTS)
100892 Marketing Internacional (3 ECTS)
100893 Instrumentos de apoio à internacionalização das empresas espanholas: principais programas e políticas do ICEX. Os Escritórios Comerciais da Espanha no exterior (2 ECTS)
Desenvolvimento e gestão internacional de e-Business / e-Business: Implementação e gestão internacional (2 ECTS)
Módulo IV: Contabilidade e finanças (10 ECTS)
Código
100894 Fundamentos de Contabilidade e Finanças (On-line e presencial) (4 ECTS)
100895 Finanças internacionais de curto prazo (2 ECTS)
100896 Financiamento de operações de médio e longo prazo (2 ECTS)
Financiamento de investimentos e projetos de infraestruturas / Project Finance (2 ECTS)
Módulo V: Ambiente jurídico internacional (7 ECTS)
Código
100897 Transporte e Logística Internacional (3 ECTS)
100898 Enquadramento jurídico - Contratação internacional (2 ECTS)
100899 Tributação Internacional (2 ECTS)
Módulo VI: Comunicação empresarial (para negócios internacionais) (7 ECTS)
Código
100900 Oficina de escrita (on-line e presencial) (2 ECTS)
100905 Competências de gestão (em inglês) (3 ECTS)
Técnicas de vendas e comunicação comercial / Gestão de vendas e clientes (2 ECTS)
Módulo de Disciplinas Opcionais (1 ECTS/disciplina). O aluno deverá matricular-se em 3 das 25 disciplinas deste módulo:
Área de Ambiente Econômico Internacional
Código
100907 Regulação e barreiras no comércio internacional
100908 Grandes desafios da economia internacional (não oferecido na chamada 2017-2018)
Área de Estratégia de Negócios Internacionais
Código
100909 Gestão e transferência de tecnologia
100910 Estratégia internacional para cadeias de moda
100911 Joint Ventures e alianças estratégicas
100912 Desafios e oportunidades associados às Mudanças Climáticas
Empreendedorismo e Inovação / Empreendedorismo e Inovação
Área de marketing e pesquisa de mercado
código
100914 Franquia exportação
100916 Gestão rentável do cliente internacional
100917 Grande distribuição no mundo: modelos de negócios (não oferecido na chamada 2017-2018)
100918 Posicionamento e engenharia de marca: ferramentas essenciais para a competitividade internacional
100919 Criação e gestão de marcas internacionais: uma perspectiva desde o Made in Spain
Turismo e internacionalização
Marketing internacional de bens e serviços de engenharia, construção e serviços profissionais
Área de Contabilidade e Finanças
código
100920 Estudo do ciclo de um projeto internacional
100923 Localização e gestão de projetos e concursos internacionais. Instituições financeiras internacionais
100925 Análise e gestão de riscos de projetos internacionais
Área de ambiente jurídico internacional
código
100926 Otimização de impostos internacionais
100927 Proteção da propriedade industrial e intelectual no mercado internacional
Gestão Internacional de Recursos Humanos / Gestão Internacional de Recursos Humanos
Área de Comunicação Empresarial
código
100928 Comunicação Empresarial e Corporativa
100929 Tiques e comunicação (não oferecido na chamada 2017-2018)
100930 Comunicação institucional (não oferecido no edital 2017-2018)
Cod. 100931 Projeto de Internacionalização (em grupos) (7 ECTS) - Apresentação em Junho
Cod. 100932 Trabalho Final de Mestrado (individual) (15 ECTS) – Apresentação e defesa em Setembro
45 créditos ECTS adicionais para estágios no exterior: nos Escritórios Econômicos e Comerciais das Embaixadas da Espanha no exterior (no segundo ano e dependendo das vagas disponíveis). Para fins informativos e não oficiais, esses créditos aparecerão no suplemento europeu do título do aluno.
Avaliação e certificação
Em geral, a avaliação será realizada de forma contínua por meio de testes ou exames nas diferentes disciplinas e pela realização do Projeto de Internacionalização (7 ECTS) e da Dissertação de Mestrado (15 ECTS) que serão defendidos perante um tribunal composto por pelo menos três professores, ao final do curso.
Os alunos têm duas chamadas por disciplina em cada ano letivo e devem concluir todos os créditos do programa em no máximo três anos. A inscrição será realizada obrigatoriamente de acordo com a sequência curricular do plano de estudos.
O aluno concorda em realizar o curso com aproveitamento e respeitar a disciplina acadêmica, as regras de convivência e organização, regulamentos de avaliação e permanência e demais regulamentos do ICEX-CECO.
O aluno pode ser penalizado e, em última análise, perder o direito de continuar o curso e ser expulso quando violar reiteradamente as regras de convivência e disciplina acadêmica, não cumprir a frequência mínima estabelecida, reprovar nas provas de avaliação que lhe são determinadas ou por qualquer outro motivo. causa estabelecida nas normas de organização e funcionamento.
Os alunos inscritos no Mestrado obterão, após a conclusão e conclusão do programa, o grau oficial de Mestrado em Gestão de Negócios Internacionais/MBA em Gestão Internacional, emitido pelo Reitor da UIMP.
Calendar
O curso tem início a 3 de outubro de 2017 e termina na semana de 24 de setembro de 2018 com a leitura dos Projetos Finais de Mestrado perante o tribunal.
Em geral, os alunos cumprirão os seguintes horários:
- Turmas matutinas: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 14h45.
- Grupos da tarde: de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h15.
Esses horários não impedem que outras aulas sejam agendadas em horários diferentes ao longo do programa, sempre que necessário, para a complementação da formação do aluno.
admissão
A admissão ao Mestrado exige a posse de um título universitário espanhol oficial ou outro emitido por uma instituição de ensino superior pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) que autorize, no país que concede o título, o acesso a cursos de ensino superior. , com especial preferência para licenciados em Ciências Sociais e Jurídicas, Ciências e Ciências da Saúde, Engenharia e Arquitectura.
Os graduados podem ser admitidos de acordo com sistemas educacionais fora do EEES sem a necessidade de homologação de seus títulos, credenciamento prévio de um nível de formação equivalente aos correspondentes títulos universitários espanhóis oficiais e que autorizem o acesso à educação no país emissor do grau. . O acesso por esta via não implicará, em caso algum, a homologação do grau, nem o seu reconhecimento para outros fins que não o de frequentar o Mestrado.
A) Condições de acesso para alunos do Programa de Bolsas de Internacionalização do ICEX
Para ser admitido ao Mestrado e obter a bolsa, bem como eventual acesso a estágios nos Gabinetes Económicos e Comerciais das Embaixadas de Espanha no estrangeiro, segue-se um rigoroso processo de seleção.
O ICEX realiza uma chamada pública anual descrevendo o processo de seleção e os requisitos do candidato (http://www.icex.es/becas)
O ICEX assume os custos deste Mestrado, exceto as taxas de inscrição pública , de todos os alunos selecionados em cada chamada e a remuneração durante os estágios no exterior para os alunos que acessam o período de estágio no segundo ano.
B) Condições de acesso para outros alunos
Eventualmente, poderão ser oferecidas vagas para um grupo adicional de alunos não incluídos no programa de bolsas de internacionalização do ICEX. Estudantes espanhóis ou estrangeiros devem se submeter, em qualquer caso, a um processo de seleção equivalente ao realizado pelo ICEX e realizado diretamente pelo ICEX-CECO.
Na edição 2017-2018 não são oferecidas vagas para este grupo adicional.
inscrição
Em sua edição 2017-2018, as inscrições para o Mestrado estão abertas apenas para alunos do Programa de Bolsas de Internacionalização do ICEX.
Tanto o procedimento de inscrição como a documentação necessária devem ser consultados em www.icex-ceco.es
Custos e taxas
O preço dos 60 créditos do ano letivo 2017-18, bem como dos 15 ECTS da Dissertação de Mestrado, dependerá da resolução dos preços públicos que forem aprovados.
Esses valores serão pagos diretamente ao ICEX-CECO.