Keystone logo
Bélgica

Estudar MBA em Bélgica 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    414
  • Compartilhamento de utilitários

    64
  • Assinatura de internet

    49
  • Transporte local

    49

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    10
  • Ingresso de cinema

    12
  • Litro de cerveja local

    4

Requisitos do visto

Para cidadãos não UE/EEE/Suíça que queiram estudar na Bélgica por um período superior a 90 dias.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto D (visto nacional de longa duração)

Preço e moeda

USD 200

Você pode esperar pagar $200 ou mais pelo processamento do seu pedido de visto. As taxas estão sujeitas a alteração.

Quem pode solicitar o visto?

Se é cidadão da UE/EEE/Suíça, não precisa de visto para estudar na Bélgica. No entanto, deve estar matriculado numa universidade ou instituição de ensino superior reconhecida como a sua principal ocupação na Bélgica, ter fundos suficientes para cobrir despesas enquanto estuda na Bélgica, e ter uma cobertura adequada de seguro de saúde.

Se é nacional de um país fora da UE/EEE/Suíça, muito provavelmente terá de se candidatar a um para aí se inscrever como estudante do ensino superior por um período superior a três meses. Os estudantes de alguns países (como os EUA) não são obrigados a obter um visto para a Bélgica se a sua estadia não for superior a 90 dias.

Antes de poder candidatar-se para obter um visto de estudante belga, terá de ser aceite num curso ou programa de estudos por uma universidade ou instituição de ensino belga reconhecida.

Os estudantes da República Popular da China devem obter um certificado de avaliação académica emitido pelo Centro de Avaliação Académica (APS) antes de serem autorizados a matricular-se numa instituição de ensino superior na Bélgica. Este certificado da APS é necessário para a obtenção de um visto de estudante para a Bélgica. O exame consiste numa avaliação técnica do seu diploma e numa entrevista.

Onde você pode fazer o pedido?

Embaixada ou consulado da Bélgica

Deve solicitar o seu visto de estudante na embaixada ou consulado da Bélgica no seu país de origem.

Website:

Como fazer a inscrição?

Antes de solicitar um visto de estudante para a Bélgica, você precisa primeiro ser aceite num curso de uma instituição de ensino acreditada e pagar as taxas de inscrição (esta será reembolsada se o seu pedido de visto for rejeitado). Se é estudante internacional, terá de contactar a embaixada ou consulado belga mais próximo no seu país. A embaixada vai ajudá-lo a determinar se precisa de um visto de estudante e irá guiá-lo através do pedido de visto.

Para o seu pedido de visto de estudante, pode ser-lhe pedido o seguinte:

  • Passaporte/documento de identificação de viagem válido;
  • prova de que tem lugar numa instituição reconhecida;
  • cópias dos certificados de ensino;
  • pormenores sobre o curso;
  • provas de fundos suficientes para cobrir as suas despesas de vida, estudos, cuidados de saúde e repatriamento (617 EUR por mês para o ano de estudo de 2015-2016);
  • Um atestado médico;
  • prova de que não tem antecedentes criminais se tiver mais de 21 anos.

Para comprovar a sua aceitação numa instituição reconhecida, poderá disponibilizar um dos seguintes elementos:

  • A confirmação oficial da inscrição no programa;
  • um atestado que indique que tem acesso aos estudos previstos;
  • comprovativo da sua inscrição para as provas de ingresso.

Pode também ser-lhe pedido que forneça uma carta indicando as razões por que escolheu o seu curso específico, as razões pelas quais pretende estudar na Bélgica e como isso irá beneficiar. Além disso, você também pode ser solicitado a mostrar alguma proficiência linguística na língua em que o curso será lecionado.

No prazo de oito dias após a sua chegada à Bélgica, deverá visitar os seus serviços locais da administração municipal (maison communal/gemeentehuis) para solicitar a sua autorização de residência e estar registado no registo populacional de estrangeiros.

Quando você deve se inscrever?

Para um visto de estudo de longa duração, recomenda-se que faça uma consulta na embaixada pelo menos dois meses antes da sua partida. Para um visto de curta duração, marque a consulta pelo menos 3 semanas antes da sua partida.

A duração do visto de estudante depende da duração do curso. Pode solicitar a renovação da sua autorização de residência anualmente, aproximadamente 30 a 45 dias antes da sua data de caducidade.

Tempo de processamento

2 Months

Oportunidades de trabalho

Se é estudante estrangeiro matriculado num estabelecimento de ensino belga e tem uma autorização de residência válida, pode trabalhar até 20 horas por semana durante o período de vigência, desde que não interfira com os seus estudos. Terá de obter um contrato a termo escrito do seu empregador, que é conhecido como “contrato de trabalho estudantil”, e uma autorização de trabalho tipo C. Caso contrário, pode trabalhar durante férias universitárias oficiais sem necessidade de uma autorização de trabalho belga.

Horas por semana

20

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser rejeitado se tiver antecedentes criminais anteriores ou se tiver sido deportado da UE. Outro motivo de rejeição é se os seus documentos comprovativos de que serás aluno faltarem ou não estiverem completos.