
Mestrado em Administração de Empresas (MBA)
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Meio período
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Feb 2026
PROPINAS
USD 9150 / per year
FORMATO DE ESTUDO
Ensino à Distância
Introdução
A obtenção de um MBA é corretamente vista como um trampolim para cargos de gestão de topo. Os diplomas profissionais baseiam-se na sua experiência e desenvolvem a sua capacidade de decisão empresarial. É exposto a perspectivas práticas alargadas em disciplinas que poderá nunca ter estudado antes.
O que é que o MBA pode fazer por si?
Compreender o fluxo operacional das empresas do sector privado, do sector público e do terceiro sector é o domínio do profissional de MBA. É de esperar que presida à coordenação das funcionalidades da empresa, orientando a coordenação dos capitais e a obtenção de competências empresariais competitivas que permitam um posicionamento estratégico diferenciado e um desempenho distintivo no mercado.
Mas pense um pouco na razão pela qual um MBA pode ser um requisito de elegibilidade para um cargo sénior. Será que os empregadores desejam preencher os cargos superiores com pessoas com competências superiores? E não lhe parece que o rigor de um diploma profissional, com os dilemas inerentes ao equilíbrio entre trabalho-estudo-vida pessoal, desenvolve a resistência, a discrição e a capacidade de decisão? As qualidades desejadas de um gestor sénior com a responsabilidade de tomar decisões difíceis e baseadas em provas.
Por outras palavras, o MBA não é um bilhete automático para a grandeza - é um trampolim e um navio dinâmico. O trabalho que dedicar ao desenvolvimento de redes de contactos, à diplomacia e à gestão de conflitos, à gestão de prazos e personalidades, impulsionará essa embarcação para atingir os seus objectivos profissionais.
Pense se quer desenvolver uma rede profissional; estabelecer a elegibilidade para os cargos de gestão para os quais um diploma profissional de MBA é um requisito de elegibilidade procurado; se quer desenvolver uma capacidade de tomada de decisões baseada em provas, tornando o seu apelo aos empregadores muito maior. As principais partes interessadas querem decisores capazes de conduzir investigações e fundamentar as suas decisões com provas.
Talvez os seus instintos lhe estejam a dizer que começar o seu próprio império empresarial é o caminho a seguir! Pode ser - pode ser um pensador excecionalmente inovador com uma compreensão dos mercados e, se assim for, a melhor maneira de testar o seu pensamento é testá-lo com o currículo do MBA. O currículo permitir-lhe-á desenvolver o seu plano de negócios e formular o seu modelo de financiamento com uma melhor compreensão de como abordar os financiadores.
Galeria
Currículo
Você faz oito módulos no seu primeiro ano e dois módulos no primeiro semestre do seu segundo ano. Um desses dois módulos é selecionado de uma escolha limitada: você pode se inclinar para estratégia financeira, com Gestão de Investimentos e Portfólio, ou pode selecionar Inovação e Empreendedorismo. Preocupado por nunca ter estudado finanças antes? Pare de se preocupar – você será guiado pelo padrão pelo qual registramos lucratividade e valor líquido do negócio no primeiro módulo do seu primeiro ano, Relatórios Financeiros e Análise.
Relatórios e Análises Financeiras
Este módulo tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimento e compreensão de formulários de relatórios financeiros, análise e avaliação de demonstrações financeiras para tomada de decisão. Ao traçar as raízes antropológicas do empreendimento empresarial, você será apresentado ao conflito empresarial e aos mecanismos regulatórios correspondentes impostos às empresas para limitar o preconceito das partes interessadas. Você aprenderá a diferenciar receita, despesas e lucratividade, bem como patrimônio líquido, passivos e ativos. Isso permite que você realize uma análise financeira completa dos relatórios financeiros de uma empresa empresarial a um nível suficiente para poder comentar significativamente sobre o desempenho da entidade ao longo do tempo. Você também considerará os impulsionadores dos relatórios de "desempenho social" empresarial, argumentando a relação entre os relatórios sociais empresariais, o sentimento das partes interessadas e o dinamismo dos fatores não financeiros que afetam o desempenho empresarial. Isso é para lhe dar uma visão mais holística do apelo de investimento da entidade para os acionistas.
Economia para Gestão
A tomada de decisão baseada em evidências em níveis seniores de gestão empresarial requer uma compreensão da interação entre a criação e o consumo de riqueza e política, política e negócios. As forças econômicas impulsionam os sistemas sociais no nível de consumidores e empresas comerciais. Este módulo tem a intenção de ensinar você a usar conceitos e ferramentas macroeconômicas para medir o desempenho de uma economia, ao mesmo tempo em que você aprende a usar conceitos e ferramentas microeconômicas para medir o desempenho dos mercados. Equipado assim, você será capaz de usar conceitos e ferramentas econômicas para melhorar a tomada de decisões e o desempenho e a lucratividade das unidades de negócios.
Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
A adoção de tecnologias de informação e comunicação e o crescimento de redes e redes intrafirmas, talvez especialmente, levaram a um crescimento explosivo no volume e na complexidade dos pontos de dados comerciais armazenados em bancos de dados da empresa. A prática crescente de mineração de dados empresariais, extraindo conhecimento significativo dos grandes volumes de dados que residem nesses bancos de dados empresariais, significa que os gerentes devem ser competentes na avaliação das muitas variáveis a serem consideradas em cada decisão comercial. Este módulo o orienta na definição de problemas comerciais, na conceituação de soluções comerciais e na elaboração de métodos pelos quais reunir, avaliar e avaliar dados para informar uma conclusão defensável e, portanto, uma decisão comercial informada. No contexto dos negócios e aqui na Graduate School of Business and Leadership, a pesquisa que promovemos é aquela que tem ênfase na resolução prática de problemas comerciais.
Liderança
Um ponto de tensão na gestão empresarial é o papel da liderança em relação à gestão. O pensamento sustenta que o empreendedorismo dos fundadores, inequivocamente líderes empresariais, deve dar lugar à prática burocrática da gestão administrativa, especialmente à medida que as empresas crescem. Devidamente encorajados, os gerentes profissionais inculcam uma cultura de gestão profissional – mas no processo, a liderança que impulsionou o crescimento da empresa pode ficar obscurecida e, como diz Merson, essas empresas bem administradas “se tornam mais um negócio de meia-idade superadministrado, pouco inspirado e em um caminho de deslizamento para a história”. Este módulo coloca você em um caminho para pensar criticamente sobre liderança empresarial – contemplando o papel da liderança na facilitação de processos de grupo, bem como um catalisador de aprendizagem e desenvolvimento organizacional.
Marketing Estratégico
Uma estratégia de negócios não pode ter sucesso a menos que seja executada. Um componente-chave da execução da estratégia de negócios é a estratégia de marketing. Com a estratégia de negócios definindo a trajetória desejada da empresa, a estratégia de marketing especifica os alvos. Ela explica quais mercados atingir, quais produtos e serviços oferecer e como precificá-los e promovê-los para crescimento e participação de mercado ideais. O marketing estratégico traduz objetivos estratégicos de negócios em participação de mercado direcionada. Nós o orientamos nas metas de marketing estratégico de atrair clientes em potencial e construir engajamento com esses clientes em potencial. Clientes em potencial engajados representam oportunidade para o cliente – o desenvolvimento da participação de mercado. Além disso, fechar o acordo com os clientes coloca em movimento cadeias de impacto, e essas cadeias de impacto representam mais clientes em potencial.
Finanças Corporativas e Tomada de Decisões
O objetivo do módulo é desenvolver as habilidades necessárias para avaliar as principais decisões estratégicas e de investimento de uma corporação de uma perspectiva financeira, e como os gerentes podem criar valor por meio da decisão de fontes ideais de financiamento, como investir esses fundos e gerenciamento eficaz de riscos financeiros. Você é conduzido por um exame das principais decisões financeiras tomadas em organizações: orçamento de capital, estrutura de capital e gerenciamento de capital de giro. O módulo também examina, de uma perspectiva gerencial, aspectos de medição de desempenho e design e uso de sistemas de controle de gestão, incluindo as ferramentas usadas por contadores e controladores financeiros chefes (análise de custos, análise de risco, orçamento e scorecards) e a relevância dessas ferramentas para a tomada de decisões. Além disso, há um foco em fusões e aquisições, as informações transmitidas por decisões financeiras e como os incentivos gerenciais afetam as decisões financeiras.
Gerenciamento de capital humano
Começamos a pensar em recursos humanos como capital humano na esteira da revolução dos computadores das décadas de 1950 e 1960. Você pode pensar nisso como as origens de nossas noções de trabalhadores do conhecimento! A revolução dos processos de negócios da década de 1990, na esteira da revolução provocada pela rede global, deu ênfase renovada ao relacionamento entre gerentes empresariais e profissionais. Os melhores empregos sempre iriam para os melhores profissionais de capital humano! Este módulo o orienta na teoria e prática contemporâneas de sistemas de informação de recursos humanos e rastreamento do ciclo de vida do funcionário, juntamente com a prestação de serviços de RH e o engajamento do funcionário. A isso, adicionamos uma compreensão contemporânea da gestão de talentos, incorporando aquisição de talentos e gestão otimizada da força de trabalho. O objetivo abrangente é equipá-lo com uma compreensão do papel do capital humano em relação à vantagem competitiva de uma empresa e a ponte que a gestão do capital humano serve entre a gestão de talentos e o alcance de metas estratégicas.
Estratégia avançada
A estratégia representa um Pathway para uma vantagem competitiva durável. Seu papel no processo de conduzir uma empresa à grandeza (ou para longe da beira do fracasso, se você for especialista em recuperação de negócios) evoluirá ao longo do tempo. Com este módulo, pretendemos que você se familiarize com o processo e as ferramentas de formulação de estratégia e com as opções e escolhas estratégicas que esta análise expõe. A execução da estratégia é uma função da liderança, bem como dos planos estratégicos - e o desenvolvimento de sua capacidade dinâmica começa neste módulo. Você examinará as opções de implementação da estratégia e aprenderá a questionar seu próprio preconceito e suposições enganosas, bem como as de sua equipe. Você aprenderá sobre arquitetura estratégica e, por último, mas não menos importante, será solicitado a pensar sobre os limites de suas decisões estratégicas como vetores confiáveis para um contexto competitivo global caracterizado como é por eventos cisne negro.
inovação e empreendedorismo
Você selecionará este módulo ou Investment and Portfolio Management. Se este for o módulo que você selecionar, você estará imerso na concepção de como as iniciativas empreendedoras transformam nosso mundo. O papel transformacional torna o empreendedorismo um novo paradigma de gestão. Um paradigma que atende aos negócios em geral, e que pode muito bem atender aos seus interesses enquanto você navega na escolha de lançar seu próprio império.
Realizado no segundo ano do programa, o módulo sintetiza seu aprendizado no primeiro ano do programa, no contexto do estabelecimento de um empreendimento empreendedor inovador. Essa ênfase prática amplia sua compreensão das questões e desafios envolvidos na formação e operação de novos empreendimentos.
O projeto de pesquisa empresarial do MBA
O projeto de pesquisa é uma oportunidade para produção colaborativa de conhecimento. Você será orientado através do processo de articulação de um problema de negócios — um que podemos antecipar que surgirá ou que surgiu no contexto de seu emprego, atividade paralela ou empreendimento convencional do qual você é proprietário. Você será movido a conceituar uma abordagem para resolver (ou pelo menos avaliar) esse problema, elaborando uma abordagem metodológica para fazê-lo de uma maneira que respeite os preceitos e princípios da investigação científica. Você realizará o trabalho de campo e escreverá seus resultados em seu relatório de pesquisa, preparando este projeto final para submissão a um painel de examinadores. Quando você se formar, seu nome será acompanhado pelo título de sua dissertação!
Resultado do programa
O que você vai aprender?
O currículo do MBA é tão dinâmico quanto sua carreira. O conteúdo do módulo é atualizado, e novos módulos são incorporados ao currículo conforme as tendências de mercado e tecnologia alteram a dinâmica da prática empresarial bem-sucedida. O currículo atual do MBA da Graduate School of Business and Leadership compreende dez módulos e uma dissertação. Explore os menus suspensos para se familiarizar com o objetivo abrangente de cada módulo e uma descrição ampla do conteúdo de aprendizagem.