Keystone logo
Claretian University Foundation

Claretian University Foundation

Claretian University Foundation

Introdução

Na cidade de Quibdó (Chocó), em 1995, havia um grupo de professores que queria se formar na área religiosa. Eles tiveram que dar aulas de religião e não se sentiram suficientemente preparados. Naqueles mesmos dias, alguns claretianos (padres e leigos) estavam decididos a iniciar na cidade de Quibdó algo semelhante a um movimento bíblico que começava a desencadear uma nova consciência cristã na área urbana, uma consciência mais crítica de seu cristianismo.

Os professores, diante da necessidade de dar uma resposta qualificada, insistiram para que os Missionários Claretianos de Quibdó organizassem com eles um estudo bíblico a distância que tivesse reconhecimento universitário. O número necessário de alunos, pelos Missionários Claretianos, para iniciar os procedimentos necessários a esta experiência de formação foi de 15 pessoas. A resposta dos professores superou o solicitado, atingindo um número inicial de 50 alunos e mais interessados. A necessidade de formação da população, já em nível universitário, exigiu buscar o suporte de outras experiências educacionais.

Eles recorreram à Universidade Bíblica Latino-Americana de San José, Costa Rica, instituição que aceitou de bom grado a proposta. A dificuldade desse apoio eram os procedimentos óbvios que exigiam que todos os papéis universitários passassem pelas Embaixadas. Recorreu-se então a universidades colombianas com alguns programas acadêmicos semelhantes aos propostos pelos Missionários Claretianos.

Assim foram visitadas as universidades de Antioquia, Bolivariana, Católica de Oriente, Mariana de Pasto e Antonio Nariño, com as quais não foi possível chegar a um acordo por diversos motivos: ou não estavam interessados, ou não tinham clareza a respeito. o projeto, ou O Chocó não os atraiu, ou a baixa recompensa econômica não os motivou. No processo de busca de apoio interinstitucional, finalmente se contatou a Corporação Universitária Lassalista, com a qual, graças à mediação do Irmão Humberto Murillo, se chegou a um acordo, inicialmente por quatro anos, que foi finalizado antes do previsto. Após essa experiência, foi firmado um convênio com a Fundação Universitária Luis Amigó, que ainda está em vigor.

Localizações

  • Medellín

    Carrera 55a,61 - 06, 050010, Medellín

    Programas

    A instituição também oferece:

    Perguntas